Comparação de Propriedades Mecânicas: Polipropileno, Polietileno e Policarbonato

””Em um artigo anterior, apresentamos os fatores externos que impactam as propriedades mecânicas dos polímeros, ressaltando sua relevância para as aplicações. Porém, as propriedades intrínsecas de cada material, determinadas por sua estrutura molecular e origem, são fundamentais.

Neste artigo, compararemos as propriedades de alguns materiais para exemplificar essas diferenças.

Polipropileno

   O polipropileno, obtido da polimerização do propileno, é um termoplástico versátil, amplamente usado na indústria por sua capacidade de ser remodelado através do calor, facilitando sua reciclagem. Reconhecido por sua baixa absorção de umidade, custo acessível e baixa densidade, suas propriedades mecânicas podem ser reforçadas com a adição de cargas, como fibras de vidro, ampliando suas possibilidades de uso.

Figura 1 – Estrutura molecular do polímero polipropileno

Polietileno (PEAD / PEBD e outros tipos)

   O termoplástico polietileno, originado pela polimerização do etileno, oferece uma gama variada de polímeros, como PEBD, PEAD e PEBDL, dependendo do processo de fabricação. Sua densidade influencia diretamente suas propriedades, onde uma maior densidade corresponde a maior dureza, resistência à tração e tenacidade. A tabela 1 compara algumas propriedades entre polietilenos de diferentes densidades.

Figura 2 – Estrutura molecular do polímero polietileno

Tabela 1 – Fonte: Ciência dos polímeros, canevarolo, 2ªedição 2006, pág 209, Tabela 8.1 [1]

Policarbonato

   O policarbonato, um termoplástico de engenharia, se destaca pela alta resistência a impactos, resistência a tração, alto ponto de fusão e boa resistência térmica e a ação climática.  Porém, possui alta sensibilidade à absorção de água que pode diminuir sua durabilidade. Suas propriedades mecânicas também podem ser melhoradas com o uso de aditivos.

Figura 3 – Estrutura molecular do polímero de policarbonato

.

Comparação das propriedades

   Na tabela 2 podemos ver como as propriedades mecânicas de cada um desse materiais varia, considerando homopolímeros, ou seja, sem adições.

  O policarbonato possui maior resistência que o PP e o PEAD e ainda mantém uma ductibilidade alta. Quanto maior o alongamento, maior a ductibilidade do material, sendo um parâmetro que pode ser melhorado com o uso de aditivos.

  Podemos ver também a diferença de rigidez entre esses materiais comparando seu módulo de elasticidade. Quanto maior o módulo de elasticidade, maior a rigidez, sendo essa uma característica que depende da composição e estrutura de cada material.

Tabela 2 – Fonte: Polypack laboratório, métodos utilizados (ISO 1183-A, ISO 527, ISO 178 e ISO 180)

.

Aplicações e Usos

   O policarbonato é empregado em diversas indústrias, como construção civil, automotiva, medicina e produtos domésticos, devido às suas notáveis propriedades de resistência térmica, resistência climática, aspecto transparente (semelhante ao vidro) e alta resistência.

   O polipropileno, conhecido por sua flexibilidade e versatilidade, é amplamente utilizado na fabricação de embalagens e produtos domésticos que não requerem alta resistência.

   O polietileno é mais comumente encontrado no setor de embalagens. Sua utilização também vai depender de seu grau de densidade, podem ser usados em revestimentos plásticos, produtos de utilidade doméstica, entre outros.

REFERÊNCIAS
[1] Ciência dos polímeros, canevarolo, 2ªedição 2006

   Na Polypack, realizamos diversos ensaios para avaliar as propriedades mecânicas de polímeros, em conformidade com normas automotivas reconhecidas. Para detalhes e orçamentos, visite nossa página de serviços ou contate-nos:

(16) 3368-1487 / (16) 99962-0855

propostas@polypack.com.br

Estamos prontos para oferecer informações e serviços de qualidade em nossos ensaios.

.