O que é o ensaio de odor?

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   O ensaio de odor é uma avaliação feita por um grupo de analistas que envolve a observação e descrição das percepções das características de odor de um material (aroma, intensidade, se é agradável ou desagradável, ou outras características).

   A norma VDA 270, método amplamente utilizado na indústria automobilística, define a característica de odor como: “A tendência de materiais a emitir substâncias voláteis com odor perceptível após armazenamento sobre determinadas condições de temperatura ou clima durante um tempo definido”.

Qual sua importância?

   Na indústria automotiva, isso se reflete na experiência olfativa que o cliente terá ao dirigir um veículo. Considerando que o interior dos carros enfrenta exposição ao sol e a temperaturas altas, que podem atingir até 100°C em dias mais quentes e dependendo da duração da exposição, o odor tem influência direta sobre o conforto e a satisfação do cliente.

   Odores desagradáveis em embalagens de alimentos, por exemplo, afetam negativamente o consumo do produto, pois é comumente interpretado como sinal de deterioração ou contaminação. O mesmo vale para a indústria de cosméticos, materiais de limpeza, indústria de móveis e eletrodomésticos. A percepção de um odor desagradável sempre irá resultar em uma experiência negativa para o consumidor e, portanto, necessita de um controle de qualidade.

Como é realizado o ensaio?

   Existem diferentes métodos para a realização de ensaios de odor, dependendo do objetivo, do produto e das características da substância avaliada. É comum o uso de um painel de especialistas treinados, que são capazes de identificar e descrever as características dos odores, para isso esses avaliadores passam por um processo de seleção e treinamento, que inclui a familiarização com diferentes substâncias odoríferas e técnicas de avaliação sensorial.

    O ensaio em automóveis pode ser feito em uma escala maior, como os que ocorrem dentro do veículo completo sob determinadas condições climáticas, ou em uma escala menor, onde são avaliados os componentes do interior do veículo separadamente (Peças de painel, tecidos do banco, espumas, volante, entre outros componentes internos do veículo).

    Nos ensaios de componentes individuais, amostras padrão dos materiais são colocadas em um recipiente com volume definido. Esse recipiente é então submetido a elevadas temperaturas por um período determinado. Frequentemente, diferentes condições de temperatura e umidade são simuladas para o mesmo material.

Figura 1 – Ensaio de odor com diferentes condições. Fonte: Polypack laboratório

Como é feita a avaliação?

   Após o período de armazenamento, o grupo de analistas selecionado realiza a avaliação do odor e dá uma nota para a sua percepção de acordo com os critérios normativos. Por exemplo, na norma VDA 270 o critério é baseado em uma nota de 1 à 6, sendo 1 odor não perceptível e 6 não aceitável, como podemos ver na tabela abaixo.

Nota: Os critérios de avaliação dependem do método normativo utilizado

Classificação

Descrição

Grade 1 Não perceptível
Grade 2 Perceptível, mas não incomoda
Grade 3 Claramente perceptível, mas não incomoda
Grade 4 Incomoda/ perturbador
Grade 5 Altamente perturbador
Grade 6 Não aceitável

A classificação final é baseada nas médias das notas de todos os avaliadores.

A Polypack realiza os ensaios de odor de acordo com as principais normas automotivas, dentre elas: PV3900, SAEJ1351, TSM0505G, FLTM BO 131-01, FLTM BO 131-03, GMW3205, VDA 270, MS 300-34, entre outras.

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REFERÊNCIAS:
[1] Norma VDA 270 – 2022