COMO É FEITO O ENSAIO DE FOGGING?

.

    O embaçamento é um problema comum em várias superfícies, incluindo para-brisas automotivos, óculos e até materiais de embalagem. É causado devido a emissão de produtos químicos voláteis pelos materiais e sua condensação em uma superfície próxima, causando uma aparência nebulosa e dificultando a visibilidade. No interior de um veículo, avaliar o grau de embaçamento que os materiais têxteis e plásticos geram é especialmente importante, por se tratar de um ambiente fechado e sujeito a exposição a altas temperaturas e variações de umidade, fatores que podem aumentar a emissão de compostos voláteis e causar problemas de visibilidade para o motorista.

    Para avaliar o grau de embaçamento produzido por um material foram desenvolvidos equipamentos que simulam as condições de alta temperatura, os testadores de nebulização, mais conhecidos como Fogging Tester.

                               

                                             Equipamento para ensaio de fogging. Fonte: Polypack laboratório de ensaios

     O ensaio consiste em colocar uma amostra do material dentro de um frasco que será aquecido em um banho até uma temperatura específica ao longo de um determinado período. As substâncias voláteis do material evaporam e condensam em uma superfície no topo do frasco. A emissão de voláteis e grau de embaçamento pode ser mensurada através dos métodos:

  • Método fotométrico pela análise da refletância ou da transmitância;

  • Método Gravimétrico, por variação de peso.

MÉTODO FOTOMÉTRICO

    No ensaio de fogging pelo método fotométrico, utiliza-se um plate de vidro para condensar os voláteis emitidos pelo material. Realiza-se a medição de brilho do plate sobre uma superfície escura padrão antes e depois do ensaio. O resultado pode ser dado por:

    Refletância: O embaçamento diminui a quantidade de luz refletida, a diferença entre a quantidade de luz refletida inicial e final é a porcentagem de refletância. Quanto maior a porcentagem, maior o grau de embaçamento.

   Transmitância: Diferença entre a quantidade de luz que atravessa o vidro. Também diminui com o embaçamento. Quanto maior a porcentagem de transmitância maior o grau de embaçamento.

MÉTODO GRAVIMÉTRICO

    No ensaio de fogging pelo método gravimétrico, utiliza-se uma folha de alumínio especifica para este uso, que é pesada antes e após o ensaio. O grau de embaçamento é mensurado pela diferença de massa antes e depois do ensaio.

A esquerda, plate de vidro após ensaio de fogging fotométrico. A direita, folhas de alumínio com depósito de voláteis após ensaio de fogging gravimétrico. Fonte: Polypack Laboratório de ensaios.

   .

    Em ambos os métodos também podem ser realizadas análises qualitativas com auxílio de um microscópio para verificar características dos condensados, como formação de cristais, finas camadas de gotículas coalescentes ou gotas de diâmetro superior.

   A Polypack realiza os ensaios de fogging pelos métodos fotométrico e gravimétrico. Atendendo a diversas normas como: SAE J1756, GMW 3235, DIN 75201, D45 1727, entre outras. Para saber mais sobre as condições de ensaio e equipamentos e solicitar um orçamento acesse nossa página de serviços ou entre em contato.

(16) 3368-1487 / (16) 99962-0855

propostas@polypack.com.br