Envelhecimento acelerado (Weather-Ometer)

O que é o ensaio de Weather-Ometer? 

  Existem diversos tipos de ensaios e equipamentos para avaliar a degradação dos materiais através de um envelhecimento acelerado, dentre os principais podemos citar:

  • Ensaios de exposição à névoa salina;
  • Ensaios em câmara climática (exposição à variação de condições de temperatura e umidade);
  • QUV (exposição à luz UV);
  • Envelhecimento acelerado ou Weather-Ometer.

  No ensaio de Weather-Ometer são utilizados equipamentos avançados com lâmpadas especiais (como a de arco de xenônio) que emitem curva de irradiação similar a radiação solar terrestre (composta por Ultravioleta UV, visível VIS e infravermelho IR).

  Além disso, os equipamentos também possuem controles automáticos da temperatura e de umidade simulando ciclos de chuva através da bicos dispersores de água que, em combinação com a irradiância, simulam com maior fidelidade as condições ambientais à qual serão expostos os materiais. Dessa forma, o ensaio permite que os fabricantes avaliem a durabilidade do produto em um período de tempo significativamente menor quando comparado a exposição real.

Qual sua importância para a indústria?

Amostra Padrão não-ensaiada (a esquerda) e amostra após ensaio de envelhecimento (a direita). Fonte: Polypack Laboratórios

  Muito já se sabe sobre a influência das radiações sobre a degradação dos polímeros através da foto oxidação, que pode ser intensificada pela combinação de outras condições ambientais extremas, como chuvas, calor e frio intensos.

  Atualmente, polímeros são utilizados em larga escala pelos mais diversos setores da indústria devido a sua versatilidade e capacidade de suas propriedades serem modificadas conforme as necessidades da indústria, o que é extremamente vantajoso, mas que muitas vezes pode influenciar na durabilidade e qualidade do material. Esse tipo de ensaio é essencial para avaliar o comportamento dos materiais durante o uso, garantindo a qualidade e identificando as falhas e os defeitos antes que os produtos cheguem ao consumidor final.

  A avaliação da degradação das amostras é feita de forma visual, com auxílio de uma amostra padrão não-ensaiada, e através de equipamentos para medição de cor e brilho. Visualmente verifica-se a presença de rachaduras, pegajosidade, descamações, escala de cinzas, perda de brilho e embranquecimento, já com o espectrofotômetro e o brilhômetro é possível mensurar a variação de cor, brilho e escala de cinza através do sistema CIELAB de cores. No caso de peças pintadas, é comum a realização do teste de adesão para verificar a resistência da pintura à descamação.

.

Equipamentos para realização das avaliações de degradação de amostras após envelhecimento.
Fonte: Equipamentos Polypack

    Nosso laboratório possui equipamentos de última geração para realizar o ensaio de Envelhecimento Acelerado (Weather-Ometer), bem como recursos para avaliação dos materiais. Atendemos diversas normas como:

ASTM G155, ASTM D7869, SAE J2412, SAE J2527, ISO 105-B06, PV 1303, FLTM BO 116-01, entre outras.

Nossos equipamentos: Xenon Weather-Ometer ATLAS CI 4000, Xenon Weather-Ometer ATLAS CI 3000+, Xenon Fade-Ometer ATLAS CI 3000+ e Xenotest 440 ATLAS.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços:

(16) 3368-1487 | (16) 99962-0855

propostas@polypack.com.br

REFERÊNCIAS
1. Principles of accelerated weathering: Evaluations of coatings, Mark Nichols – Ford Research and Advanced Engineering
2. Maio 21, 2022