ENSAIOS CLIMÁTICOS

O QUE SÃO ENSAIOS CLIMÁTICOS?

    .
    Os ensaios climáticos tem como objetivo simular os efeitos daexposição de materiais à determinadas condições climáticas em um menor período de tempo para avaliar os efeitos sobre o material ensaiado.Para isso são utilizados desde estufas à câmaras climáticas.

    As câmaras climáticas são utilizadas para avaliar a estabilidade/resistência de materiais, pois permitem um controle e registro das condições de umidade e temperatura, diferente das estufas que no geral são equipamentos mais simples que só permitem o controle de temperatura. Nelas é possível programar diferentes ciclos ambientais de acordo com a necessidade. Além disso, podem ser utilizadas para envelhecimento e condicionamento de amostras que serão avaliadas em outros ensaios, por exemplo, em ensaios de resistência mecânica à baixa temperatura.

  Existem diversos tipos de câmaras climáticas, câmaras com controle de umidade e temperatura, câmaras com controle de umidade, temperatura e luz UV-Visivel, Câmaras Xenon (Weather-Ometer), Câmaras de névoa Salina (Salt-Spray), entre outras.

Porque realizar ensaios climáticos?

  .São essenciais para o controle de qualidade, pois detectam o aparecimento de defeitos tanto estéticos quanto de segurança. Todo material exposto ao ambiente estará sujeito à deterioração ao longo do tempo e é importante conhecer o tempo e condição que cada material resiste. Por isso, praticamente todas as áreas da indústria necessitam de ensaios climáticos para avaliar desde a estabilidade de medicamentos, alimentos, resistência à corrosão de componentes elétricos, tintas, revestimentos, tecidos, produtos feitos de materiais plásticos, concretos, entre muitos outros.

Condicionamento de corpos de prova. Fonte: Polypack Laboratório

    No setor automotivo, por exemplo, é comum realizar diferentes climatizações no para-choque, que é composto de várias peças plásticas acopladas em conjunto que podem sofrer deformações devido às variações climáticas muito bruscas ou intensas.

    Dependendo da época do ano e da localização é comum ter variações altas na temperatura e umidade em curtos períodos, nesse caso, é importante avaliar não só a resistência à degradação dos materiais, mas também a estabilidade dimensional do conjunto inteiro já montado. Para isso existem câmaras de diversos tamanhos, desde as maiores que são capazes de ensaiar até um automóvel inteiro ou grandes peças, até câmaras de volumes menores que podem servir muito bem para ensaios em peças menores e corpos de prova.

Avaliação das amostras

   São avaliadas, principalmente, as características visuais das amostras após ensaio, através de comparativos com amostras não-ensaiadas e variações dimensionais, verificando se não houve encolhimento, envergamento ou dilatação do material.

.

    Muitas vezes o ensaio de climatização é realizado como condicionamento de amostras que serão avaliadas em outros ensaios, por exemplo, em ensaios mecânicos como tração, impacto a baixa temperatura (para verificar a perda de propriedade mecânica), ensaios elétricos (para verificar falha eletrônica), ensaios de aparência (para verificar variação na estética), entre outros.

     A Polypack possui câmaras climáticas de grande e pequeno porte e estufas, que permitem o controle de umidade, temperatura e luz UV. Nossas câmaras climáticas atingem a temperatura -40ºC a 180°C; e umidade relativa de 20% a 95% entre 20 e 80°C e as estufas atendem à uma temperatura de até 200ºC.

Equipamentos: Câmara Climática Mecalor 1m³ e Câmara Climática Mecalor 8m³

Algumas das principais normas que atendemos são: PV 2005, GMW 14124, FLTM BO 040-01, 9.55253, entre muitas outras.

(16) 3368-1487 | (16) 99962-0855

propostas@polypack.com.br