Ensaios de Tração, Flexão e compressão

.   Os ensaios de tração, flexão e compressão são realizados na Máquina universal de ensaios. São ensaios destrutivos com aplicação de uma carga estática e velocidade constante sobre um corpo de prova, gerando uma curva de tensão x deformação onde é possível avaliar as propriedades mecânicas de um material através de vários parâmetros, sendo os  principais:

  • Módulo;
  • Resistência;
  • Alongamento.

    O Módulo de elasticidade está relacionado com a rigidez do material, pois é uma relação entre a tensão aplicada e a deformação elástica. Quanto maior o valor do módulo, maior o grau de rigidez do material.

    A Resistência é uma relação entre a força aplicada e a área do corpo de prova, dependendo portanto, das dimensões de espessura, largura e/ou diâmetro dos corpos de prova.

    O Alongamento é a deformação, medida geralmente em % ou mm/mm que o corpo de prova sofre ao longo do ensaio até a ruptura. O alongamento irá depender da ductilidade de cada material, mas também terá influência de outros fatores externos como temperatura e taxa de deformação.

COMO SÃO REALIZADOS ESSES ENSAIOS?

ENSAIOS DE TRAÇÃO

.

   É aplicado uma força de tração axial sobre um corpo de prova padronizado conforme determinada norma. Os parâmetros são mensurados pela própria máquina que, simultaneamente, fornece o gráfico de tensão x alongamento. Com isso podemos determinar propriedade importantes como: Módulo de elasticidade, Resistência e alongamento no escoamento, Resistência máxima e alongamento total até ruptura.

    Além disso, é possível utilizar o sistema de tração para outros tipos de ensaios como rasgamento e adesão em 180°, o primeiro para medir a resistência de tecidos ao rasgo e o segundo para medir a resistência de um revestimento em um substrato.

.

Curva Tensão x Alongamento gerada durante ensaio de tração. Fonte: Polypack Laboratório

.

ENSAIOS DE FLEXÃO

   .

     O ensaio de flexão consiste na aplicação de uma força em 1 ou 2 pontos de um corpo de prova padronizado sob uma barra bi apoiada. Na parte superior, o corpo de prova é submetido à uma força de compressão, enquanto sua parte inferior esta sujeita a forças de tração que são responsáveis pela ruptura no caso de materiais mais frágeis. O princípio de funcionamento do equipamento é semelhante ao de tração, o software da máquina gera simultaneamente o gráfico de força x deformação e calcula automaticamente as propriedades mecânicas, sendo as mais importantes: Módulo de elasticidade e resistência máxima.

.

.

Curva Tensão x Alongamento gerada pelo ensaio de Flexão. Fonte: Polypack Laboratório

ENSAIOS DE COMPRESSÃO

     No ensaio de compressão o corpo de prova é comprimido entre 2 superfícies planas, mede-se a resistência do material à compressão, assim como valores de módulo de elasticidade, deformação total e até mesmo tensão no escoamento (como no ensaio de tração). Esse ensaio é muito comum para produtos acabados, como tubos, potes, molas, produtos alimentícios, entre outros.

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSES ENSAIOS PARA A INDÚSTRIA?

   A enorme aplicação e versatilidade de materiais poliméricos está diretamente ligada a possibilidade de modificar de várias formas suas propriedades mecânicas. Estrutura molecular, temperatura, absorção de umidade, método de processamento, tipos de blendas e aditivos adicionados, a combinação desses fatores resultam em materiais com propriedades únicas e adaptáveis para cada finalidade de uso. Muitos materiais poliméricos utilizados para fabricação de automóveis, embalagens e eletrodomésticos são resultado de variações de polímeros mais simples e já bem conhecidos, como Polietileno, poliamida, policarbonato, entre tantos outros.

   Com tantas modificações possíveis, vários fatores que afetam suas propriedades mecânicas e é extremamente necessário realizar testes para mensurar essas propriedades para garantir a qualidade, durabilidade e segurança do produto final conforme cada aplicação.

   A Polypack possui uma máquina de ensaio universal capaz de realizar ensaios de tração, flexão, compressão, rasgo e adesão (Peel Strenght) conforme as principais normas. O equipamento ainda apresenta uma câmara climática acoplada possibilitando a climatização de -80ºC até 200°C, mantendo a temperatura das amostras e do conjunto durante todo o ensaio, garantindo alta precisão na análise.

   Principais normas atendidas: ISO 527-1, ISO 527-2, ISO 178, ISO 37, ISO 34, ASTM, ASTM D1000, entre outras.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços:

(16) 3368-1487 / (16) 99962-0855

propostas@polypack.com.br

REFERÊNCIAS
[1] Ciência dos polímeros, Canevarolo J. S., 2ed
[2] Ciência e engenharia dos materiais: uma introdução, W. D. Callister, 5 ed
[3] ISO 527-1:2019. Plastics — Determination of tensile properties — Part 1: General principles/ Também no catálogo da ABMT.
[4] ISO 527-2:2012: Plastics — Determination of tensile properties — Part 2: Test conditions for moulding and extrusion plastics/ Também disponível na ABNT. • SHACKELFORD, J.F. – Ciência dos Materiais, Editora Pearson Prentince Hall